esg.jpg

ESG

O futuro que queremos já começou

O ciclo do alumínio

Destaques da operação em 2022:

image 5.svg

O valor do alumínio

Nós, zebra bets , acreditamos que o melhor do negócio vai além do alumínio – está em nossa capacidade de, por meio dele, gerar e compartilhar valor para o mundo, de forma ética e sustentável. Vivemos em um tempo de profundas transformações, marcado por urgências socioambientais que demandam das empresas, de seus stakeholders, dos governos, do terceiro setor e da sociedade uma atuação em rede nos cuidados com as pessoas e o planeta.
image 9(1).svg

A sustentabilidade

Conscientes dessa responsabilidade, sempre trilhamos o caminho da sustentabilidade e, ao longo de nossa trajetória, entendemos que é preciso incorporá-la em todas as escolhas. E mais: aprendemos que sustentabilidade requer uma atitude essencialmente colaborativa. Por isso, além de transformar o nosso jeito de fazer negócio, decidimos assumir o papel de protagonistas na construção de uma sociedade melhor. Queremos ser referência, orientar e engajar nossos públicos e o mercado como um todo nessa jornada.
image 5(1).svg

Nossos princípios

Para viabilizar essa ambição, expressa também em nosso Manifesto, colocamos a sustentabilidade no centro da nossa estratégia. Além de adotar os dez princípios e apoiar a Agenda 2030 do Pacto Global da ONU, a principal iniciativa corporativa mundial com foco em direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção, fortalecemos nossa cultura ESG através do compromisso com objetivos ambientais, sociais e de governança a serem alcançados até 2030.
image 9.svg

Nosso papel

Na busca pela eficiência e investimentos em inovação, pretendemos produzir, cada vez mais, um alumínio de baixo carbono e oferecer soluções sustentáveis aos desafios do mundo. Como parte fundamental dessa proposta, estamos desenvolvendo as comunidades com presença zebra bets e influenciando positivamente toda a cadeia de valor do alumínio.

Um mundo mais colaborativo.

Isso é sustentabilidade para a CBA.

Saiba mais

Nosso Manifesto

image 5(2).svg

Nós fazemos a mudança

Contamos com a nossa Estratégia ESG, cujo objetivo é garantir, até 2030, a oferta de alumínio de baixo carbono e de soluções sustentáveis em parceria com os nossos stakeholders, desenvolvendo as comunidades com presença CBA e influenciando positivamente toda a cadeia de valor do alumínio.
transformation-icon.svg

Nós transformamos

Como líderes, reconhecemos a nossa responsabilidade perante o mercado e a sociedade. Sabemos que nossas ações podem gerar grandes impactos positivos e desencadear transformações que vão além do nosso setor. Nosso propósito vai além zebra bets , queremos transformar mais que nosso jeito de fazer negócio. Queremos ampliar a consciência de todos.
evolution-icon.svg

Nós evoluímos juntos

Queremos inspirar e engajar o setor a atuar de maneira mais sustentável. Para nós, a evolução só faz sentido se seguirmos juntos. Com nossos empregados e empregadas, clientes, fornecedores, parceiros, investidores e comunidades. Um mundo sustentável é mais colaborativo. Sabemos que um futuro melhor e mais sustentável é responsabilidades de todos. E essa transformação começa hoje.
bloco-estrategia-esg.png

Nossa Estratégia

A Estratégia ESG 2030 zebra bets materializa a decisão da Companhia de incorporar fatores ambientais, sociais e de governança ao core business, seguindo as tendências globais de sustentabilidade atrelada aos negócios. Ela foi aprovada pelo Conselho de Administração em 2020.

Os objetivos zebra bets até 2030 serão alcançados com iniciativas destinadas a 15 programas, agrupados em 10 alavancas: 5 no pilar ambiental, 2 no social, 3 em governança, além de uma 1 alavanca transversal para todas as áreas do negócio.

O monitoramento e gestão da Estratégia ESG 2030 segue a estrutura de governança da Companhia. Os compromissos são acompanhados mensalmente pela área de Sustentabilidade, que reporta o status do seu atingimento para a Diretoria Executiva, também mensalmente, e para Comitê de Sustentabilidade, trimestralmente. Todos os temas abordados pela Estratégia também são periodicamente reportados ao Conselho de Administração.

Vale ressaltar que estes compromissos se desdobram em metas corporativas para 100% dos empregados e empregadas elegíveis a remuneração variável (RV) e participação de resultados (PPR) da Companhia. Essas metas são definidas de acordo com as áreas de atuação de cada profissional. Já a meta da alta administração é a média de todos os resultados consolidados.

bloco-mandato-esg.png

Nosso Mandato

Garantir a oferta de alumínio de baixo carbono e de soluções sustentáveis em parceira com os nossos stakeholders, desenvolvendo as comunidades com presença CBA e influenciando positivamente toda a cadeia de valor do alumínio.

Estratégia ESG 2030

Conheça mais sobre as nossas alavancas.

Certificações & Compromissos

Certificações de elevados padrões  globais e acordos com prestigiadas entidades especializadas em sustentabilidade encorajam a CBAa avançar em sua estratégia ESG.

H144920-F00000-G426-2000x0 1.png

TCFD

A CBA anunciou em 2021 sua adesão à Task Force on Climate-Related Financial Disclosures (TCFD), uma força-tarefa que reúne empresas do mundo todo com o objetivo de desenvolver um padrão comum para avaliação, medição e divulgação de riscos financeiros relacionados às mudanças climáticas. Com isso, a CBA passa a figurar em uma lista de empresas e instituições do Brasil que já são signatárias da TCFD, como Votorantim Cimentos, CPFL Energia, Eletrobras, Petrobras, BTG Pactual, Banco do Brasil, Banco Central, Bradesco, B3 e Natura.

logo-asi.png

ASI

A CBA é a primeira empresa de alumínio nas Américas a obter o selo ASI em Padrões de Performance e Cadeia de Custódia ao mesmo tempo. Atualmente a certificação contempla três unidades de minerações (Poços de Caldas, Miraí e Itamarati no estado de Minas Gerais), três plantas industriais (Alumínio/SP, Metalex/SP e Itapissuma/PE) e sede administrativa da Companhia em São Paulo (SP), buscando sempre expandir o escopo da ASI para novas unidades.
A certificação ASI atesta que a CBA segue as melhores práticas Ambientais, Sociais e de Governança mundiais para a produção de alumínio em todas as etapas da cadeia produtiva.

MSCI_ESG_A 1.png

MSCI ESG Rating

Temos o rating A do MSCI ESG Ratings, que mede a resiliência de uma empresa a riscos ambientais, sociais e de governança (ESG) materiais da indústria de longo prazo. O Rating ESG varia de líder (AAA, AA), médio (A, BBB, BB) a atrasado (B, CCC).

acordo-logo.png

Acordo Ambiental SP

Estamos entre as empresas e associações empresariais paulistas que assumem o compromisso voluntário de reduzir a emissão de gases de efeito estufa (GEE), e participamos dos encontros da Câmara Ambiental de Mudanças Climáticas. 

certificado4.png

cebds

Integramos e participamos ativamente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, formado hoje por cerca de 60 dos maiores grupos empresariais do país. O CEBDS é uma associação civil sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento sustentável por meio da articulação junto ao governo e à sociedade civil.

ghg-logo.png

Selo Ouro no Programa Brasileiro GHG Protocol

Inventário de gases de efeito estufa completo e verificado (2017, 2018, 2019 , 2020, 2021).

imagem_2022-12-13_093728822.png

CDP

A CBA foi reconhecida como uma das melhores empresas do mundo em gestão das mudanças climáticas, conquistando a pontuação A no ranking CDP (Disclosure Insight Action) no questionário de clima, o que a faz integrar o grupo de participantes que lideram a lista mundial.

sciense-logo.png

Science Based Targets

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) anuncia a aprovação das metas de redução de emissões de carbono pelo Science Based Targets (SBTi), que mostra como as ações estão fundamentadas pela ciência para combater as mudanças climáticas.

Até 2030, a CBA pretende alcançar diferentes resultados de redução de emissões, conforme as metas e escopos submetidos ao SBTi. A primeira delas estima diminuir em 40% os indicadores de carbono, abrangendo as etapas de produção de alumina e salas fornos. A segunda tem como alvo a redução absoluta de 35% das emissões, englobando mineração, fundição e produtos transformados.

pacto.png

Pacto Global

Nos comprometemos com a Agenda 2030, os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os dez princípios sobre direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção do Pacto Global da ONU. Também atuamos nos Grupos Temáticos de Energia e Clima, Anticorrupção, Direitos Humanos e Trabalho e Ação pelos ODS. E ainda: a Companhia é uma das 15 empresas escolhidas para participar do Programa Inova 2030 – Jovens Inovadores em ODS, lançado em 2021.

imagem_2022-12-13_103257021.png

ISE

Apenas 18 meses após o seu IPO, a CBA ingressa na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 – que teve a sua primeira prévia divulgada no dia 01 de dezembro de 2022.  Este resultado posiciona a CBA entre as melhores empresas de capital aberto com foco em ESG do mercado nacional, reforçando a solidez de sua estratégia e força de sua atuação na agenda.

first-logo.png

First Movers Coalition

A #NossaCBA é a primeira empresa do Brasil a aderir ao programa First Movers Coalition, uma parceria inovadora entre o Fórum Econômico Mundial e os Estados Unidos, em prol da descarbonização da indústria. Ao fazer parte do programa, a CBA se junta a um grupo empresarial do primeiro escalão mundial que compartilha a visão comum de que a tecnologia e a sustentabilidade serão cruciais para limitar o aquecimento global a 1,5ºC até o fim do século, como prevê o Acordo de Paris, firmado durante a COP 21, em 2015.
A Companhia está totalmente comprometida com a agenda de descarbonização e investe fortemente na produção de alumínio de baixo carbono. Alcançar mais essa conquista é a confirmação que a Companhia tem trilhado o caminho correto rumo à sustentabilidade.

movimento-logo.png

Ambição Net Zero

A CBA aderiu em 2022 ao Movimento Ambição Net Zero do Pacto Global. Com isso, a empresa reforça o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a iniciativa Science Based Targets (SBTi). Alinhada com a proposta do Movimento Ambição Net Zero, a CBA pretende, até 2030, alcançar diferentes resultados de redução de emissões, conforme metas e escopos já submetidos ao SBTi.

O Movimento Ambição Net Zero é uma iniciativa do Pacto Global da ONU Brasil e tem como objetivo desafiar e apoiar empresas signatárias para que estabeleçam metas robustas e com base na ciência, visando reduzir suas emissões de gases de efeito estufa e colaborar com a sustentabilidade. A ideia é que, coletivamente, as organizações participantes consigam reduzir 2 Giga toneladas de CO2e em emissões acumuladas até 2030.

EmpresaEmbaixadora_Movimentos_transparencia_positivo.png

Movimento Transparência 100%

Em 2021, a CBA foi uma das empresas pioneiras na adesão ao Movimento Transparência 100%, iniciativa ligada à Rede do Pacto Global. Agora demos um passo além, somos uma das empresas embaixadoras desse movimento e temos muito orgulho dessa trajetória.

gptw.png

GPTW

A CBA é uma das 100 melhores empresas para se trabalhar na indústria no Brasil. O ranking é organizado pela consultoria global Great Place to Work, que analisa práticas organizacionais pelo mundo e reconhece os ambientes de trabalho mais bem avaliados em cada país.

Saiba mais sobre nossa estratégia ESG e nossa atuação sustentável

Confira nossas redes

        © 2024  

          Baidu
          map