Em 2021, a CBA foi uma das empresas pioneiras na adesão ao Movimento Transparência 100%, iniciativa ligada à Rede Brasil do Pacto Global. Agora demos um passo além, somos uma das empresas embaixadoras desse movimento e temos muito orgulho em representar o setor industrial nessa iniciativa.

O Movimento Transparência 100% visa fortalecer mecanismos de transparência
e integridade, tornando-se exemplo para todo país!
Com isso, o Movimento propôs 5 metas que todas as empresas aderentes devem cumprir até 2030

A CBA sempre investiu em uma governança forte, o que resultou em uma robusta estrutura da equipe de Compliance.
Isso nos ajudou na evolução satisfatória de 3 das 5 metas, executadas ainda em 2022. Saiba mais.

Abaixo é possível conferir nossos indicadores e medidas:
(Os números serão atualizados semestralmente)

100% de Transparência das Interações
com a Administração Pública;

A CBA possui a plataforma denominada Registro de Interações Governamentais (”RIG“), na qual são registradas todas as interações mantidas com órgãos ou agentes públicos. Nesse controle, é possível identificar a data das reuniões, participantes, tema discutido e outras informações.

Para garantir as melhores práticas de integridade e governança, a CBA possui uma relação de empregados que estão autorizados a realizar as tratativas com agentes públicos, de acordo com o Padrão Gerencial (PG) de Relacionamento com o Setor Público. Esses empregados e empregadas devem cumprir os treinamentos de Compliance: Game Anticorrupção e E-learning de Relacionamento com o Setor Público.

A CBA participa de associações, organizações e comitês externos, buscando sempre se manter atenta às melhores práticas do mercado.

Para a Companhia, é importante participar ativamente desses fóruns e instituições, para avaliação, implantação e/ou monitoramento de políticas de regulação, autorregulação ou políticas públicas pertinentes as suas atividades.

No entanto, é importante assegurar a aplicação de boas práticas de Compliance em todas as participações!

Abaixo estão listadas as principais associações, organizações e fóruns que a CBA faz parte atualmente:
(Informações atualizadas em julho de 2023)

Entidades de Classe (Associações, Comitês etc. )

International Committee for Study of Bauxite, Alumina & Aluminium – ICSOBA

Alumina Quality Workshop – AQW

Associação Brasileira da Industria Lácteos Longa Vida – ABLV

Associação Brasileira das Companhias Abertas – ABRASCA

Associação Brasileira De Embalagem – ABRAE

Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica – ABSOLAR

Associação Brasileira De Engenharia – AEA

Associação Brasileira do Alumínio – ABAL

Associação Brasileira Dos Investidores Em Autoprodução De Energia Elétrica – ABIAPE

Associação Dos Grandes Consumidores Industriais De Energia E De Consumidores Livres – ABRACE

Associação Nacional dos Fabricantes de Esquadria de Alumínio – AFEAL

Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga – ANUT

Associação Nacional Fabricantes de Implementos Rodoviários – ANFIR

Associações Das Empresas Mineradoras De Poços De Caldas – ASMIPC

Câmara Americana de Comércio para o Brasil – AMCHAM

Carbon Disclosure Project Latin A – CDP

Comitê Das Bacias Hidrográficas Baixo Paranaíba –

Comitê Das Bacias Hidrográficas Paranapanema –

Comitê Das Bacias Hidrográficas Dos Afluentes Mineiros Dos Rios Pomba E Muriaé – COMPE

Comitê De Bacia Hidrográfica Do Rio Sorocaba E Médio Tietê – CBH-SMT

Comitê De Bacias Hidrográficas Do Ribeira De Iguape E Litoral Sul – CBH-RB

Conselho Consultivo Do Parque Estadual Serra Do Brigadeiro – PESB

Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável – CEBDS

Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Minas Gerais Reginonal Zona da Mata – CIEA

Glafri – Global Aluminium Foil Roller Initiative – ALUFOIL

Instituto Brasileiro de Hospitalidade Empresarial – IBHE

International Aluminium Institute – IAI

Mobilização Empresarial pela Inovação ( Confederação Nacional da Industria – CNI) – MEI/CNI

SAE Brasil – SAE

The Minerals, Metals & Materials Society – TMS

Políticas de Transações com Partes Relacionadas

A Política visa assegurar que todas as decisões, especialmente aquelas relacionadas às transações com partes relacionadas e outras situações com potencial conflito de interesses envolvendo a CBA, sejam tomadas tendo em vista os interesses da Companhia e de seus acionistas e, ainda, sejam conduzidas dentro de condições de mercado e equidade de tratamento com terceiros, prezando pelas melhores práticas de governança corporativa, revestidas da devida transparência.

Clique aqui e acesse o documento na integra

Remuneração 100% Íntegra da Alta Administração

Em sua Estratégia ESG 2030, a CBA tem como objetivo ter 100% dos empregados e empregadas com metas ESG. Atualmente, a companhia já incluiu metas corporativas ESG para profissionais de todos os níveis da Companhia do Negócio Alumínio, vinculadas à remuneração variável. As metas são divididas por temas de acordo com as áreas que possuem atuação nele, e a alta administração tem como meta a média de todos os resultados consolidados. Um exemplo é a meta de Ética e Transparência, que prevê avanços no Programa de Compliance e em temas de Integridade. Ela está no painel de metas ESG da Diretoria Jurídica, Governança e Compliance, porém faz parte do consolidado de toda a alta administração. Para os próximos anos, o foco será fazer a mesma estratégia para metas de Compliance / Integridade, inclusive casadas com ESG.

 

A CBA espera que seus empregados e empregadas estejam alinhados com os princípios, valores e diretrizes presentes no Código de Conduta em todos os processos e atividades que o compõem o negócio. O SELF, processo de desempenho e desenvolvimento profissional da #nossacba, foi pensado em ter as pessoas no centro. Baseado em metodologia ágil, estratégica e objetiva, o processo proporciona dinâmica fluida e participativa, contando com autoavaliação, avaliação de pares, clientes e gestão, onde todos podem contribuir para o crescimento do outro, é uma das formas de reforçar a nosso jeito de fazer o certo, afinal é o momento em que os times são avaliados conforme os pilares da cultura organizacional e Código de Conduta, e os engaja para que sigam disseminando a importância sobre termos diariamente senso de dono, ambição de competitividade, divergência construtiva e trabalho em equipe.

100% da Cadeia de Valor de Alto Risco
Treinada em Integridade;

Desde 2017, com a criação do Programa de Compliance, a CBA vem evoluindo cada vez mais nas melhores práticas de integridade, buscando dar mais segurança aos nossos empregados e empregadas, fornecedores, clientes e parceiros de negócios.

 

O trabalho realizado nesse programa dá sustentação à alavanca Ética e Compliance da Estratégia ESG da Companhia e ajuda na evolução das questões de governança e no objetivo de alcançar, até 2030, média 4 do máximo de 5 pontos no Programa de Compliance auditado por terceira parte.

A atuação íntegra zebra bets é pautada pelo Código de Conduta CBA, Política Anticorrupção, Cartilha de Compliance, Manual Concorrencial e pelos Padrões Gerenciais sobre Doações e Patrocínios e Relacionamento com o Setor Público. A CBA zela pelo cumprimento das normas e dos regulamentos internos e externos e, por isso, aplica o mais alto padrão ético em suas atividades.

 

O pilar de prevenção à corrupção do Programa de Compliance contempla ações que visam auxiliar na identificação de situações que expõem a CBA a risco de corrupção e determinam controles a fim de sanar esses riscos. A política anticorrupção, inclusive, estabelece diretrizes para a atuação e a conduta de empregados, administradores e terceiros perante órgãos públicos nacionais e internacionais na condução de seus trabalhos em nome zebra bets , englobando temas como presentes e brindes, contratação de terceiros e pagamentos facilitadores.

 

Olhando para a cadeia de valor, a CBA também possui um Código de Conduta específico para fornecedores, divulgado em 2022.

 

Abaixo estamos disponibilizando para consulta de todos e todas dados sobre as melhores práticas de integridade aplicados a nossa cadeia de valor:

Empregados(os) treinados em integridade

Alta Administração treinada em integridade

Treinamento Fornecedores

Em 2023 foi desenvolvido e implementado o treinamento e- learning do Código de Conduta para Fornecedores, disponível para uma quantidade inicial de fornecedores mapeados pelas áreas Suprimentos, Compliance e Sustentabilidade.

O treinamento foi disponibilizado em junho de 2023, em Português e Inglês, e seguimos trabalhando nas comunicações e cobranças para alcance de todo o público alvo.

Informações atualizadas em julho de 2023

Desde 2018, todos os

contratos zebra bets

possuem Cláusulas de

Compliance

100% de Transparência da Estrutura de
Compliance e Governança;

Fazer o que é certo. Assim é a CBA, que sempre buscou orientar sua atuação pelos mais altos padrões de governança corporativa. Neste sentido, a Companhia conta com uma estrutura de reporte e estabelecimento de diretrizes para a área de Compliance e Governança.

 

A área de Compliance possui uma estrutura própria, com reporte ao Diretor de Jurídico, Compliance e Governança, além de um reporte direto ao Comitê de Auditoria Estatutária, composto por membros 100% independentes.

O organograma da área encontra-se divulgado no nosso Relatório Anual e Manual de Governança.
Abaixo você também pode conferi-lo:
Informações atualizadas em julho de 2023.

100% de Transparência sobre
Canais de Denúncias.

A CBA conta com um canal oficial para relato de qualquer conduta que viole os princípios e diretrizes do Código de Conduta e que não estejam em conformidade com o jeito da
#NossaCBA em fazer o que é certo.

A Linha Ética é um meio íntegro e transparente para tratar as denúncias e dúvidas de todos os nossos stakeholders: empregados e empregadas, comunidade, fornecedores, clientes e parceiros de negócios. Todos os relatos são tratados de forma segura e imparcial, garantido a todos a não retaliação!

 

O Canal garante total confidencialidade das informações e da identidade das partes, caso escolham não se identificar.

 

Se ligue: A linha ética zebra bets é 24 horas e seu número mudou,
anote aí: 0800 300 4535.

Cômite de Conduta

O Comitê de Conduta, órgão responsável pela análise e aplicação de gestão de consequência sobre as denúncias realizadas na Linha Ética, possui um grupo completo de profissionais que debatem cada caso no detalhe, buscando sempre a decisão mais ética e justa.

Dados e indicadores

Abaixo damos transparência sobre o que o canal Linha Ética recebeu de relatos durantes os seis primeiros meses do ano.

Esses indicadores garantem que tudo que passa pela Linha Ética é devidamente tratado, buscando sempre garantir uma CBA mais integra e justa para todos!

Informações atualizadas em julho de 2023.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Em 2021, a CBA foi uma das empresas pioneiras na adesão ao Movimento Transparência 100%, iniciativa ligada à Rede Brasil do Pacto Global. Agora demos um passo além, somos uma das empresas embaixadoras desse movimento e temos muito orgulho em representar o setor industrial nessa iniciativa.

O Movimento Transparência 100% visa fortalecer mecanismos de transparência
e integridade, tornando-se exemplo para todo país!
Com isso, o Movimento propôs 5 metas que todas as empresas aderentes devem cumprir até 2030

A CBA sempre investiu em uma governança forte, o que resultou
em uma robusta estrutura da equipe de Compliance. Isso nos
ajudou na evolução satisfatória de 3 das 5 metas, executadas
ainda em 2022. Saiba mais.

Abaixo é possível conferir nossos indicadores e medidas:
(Os números serão atualizados semestralmente)

100% de Transparência das Interações
com a Administração Pública;

A CBA participa de
associações, organizações
e comitês externos,
buscando sempre se
manter atenta às melhores
práticas do mercado.

Para a Companhia, é importante participar ativamente desses
fóruns e instituições, para avaliação, implantação e/ou
monitoramento de políticas de regulação, autorregulação ou
políticas públicas pertinentes as suas atividades.

No entanto, é importante assegurar a aplicação de boas
práticas de Compliance em todas as participações!

A CBA possui a plataforma denominada Registro de Interações
Governamentais (”RIG“), na qual são registradas todas as
interações mantidas com órgãos ou agentes públicos. Nesse
controle, é possível identificar a data das reuniões,
participantes, tema discutido e outras informações
.

Para garantir as melhores práticas de integridade e governança, a
CBA possui uma relação de empregados que estão autorizados a
realizar as tratativas com agentes públicos, de acordo com o
Padrão Gerencial (PG) de Relacionamento com o Setor Público.
Esses empregados e empregadas devem cumprir os treinamentos
de Compliance: Game Anticorrupção e E-learning de
Relacionamento com o Setor Público.

Abaixo estão listadas as principais associações, organizações
e fóruns que a CBA faz parte atualmente:

Entidades de Classe (Associações, Comitês etc. )

ABIAPE – Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia Elétrica

ABLV – Associação Brasileira da Industria Lácteos Longa Vida

ABRACE – Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres

AEA – Associação Brasileira de Engenharia

AFEAL – Associação Nacional dos Fabricantes de Esquadria de Alumínio

ANFIR – Associação Nacional Fabricantes de Implementos Rodoviários

ABRE – Associação Brasileira De Embalagem

Associação Brasileira De Energia Solar

ABAL – Associação Brasileira Do Alumínio

Associações Das Empresas Mineradoras De Poços De Caldas (ASMPC)

CDP – Carbon Disclosure Project Latin América

Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Paranaíba

Comitê da Bacia Hidrográfica do Paranapanema

Comitê Das Bacias Hidrográficas Dos Afluentes Mineiros Dos Rios Pomba E Muriaé

Comitê De Bacia Hidrográfica Do Rio Sorocaba E Médio Tietê

Comitê De Bacias Hidrográficas Do Ribeira De Iguape E Litoral Sul

Conselho Consultivo Do Parque Estadual Serra Do Brigadeiro

CEBDS – Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável

Fundação Agência da Bacia Hidrográfica

Fundação Getúlio Vargas

Global Aluminium Foil Roller

Pacto Global

SAE Brasil

Remuneração 100%
Íntegra da Alta Administração

Em sua Estratégia ESG 2030, a CBA tem como objetivo ter 100% dos empregados e empregadas com metas ESG. Atualmente, a companhia já incluiu metas corporativas ESG para profissionais de todos os níveis da Companhia do Negócio Alumínio, vinculadas à remuneração variável. As metas são divididas por temas de acordo com as áreas que possuem atuação nele, e a alta administração tem como meta a média de todos os resultados consolidados. Um exemplo é a meta de Ética e Transparência, que prevê avanços no Programa de Compliance e em temas de Integridade. Ela está no painel de metas ESG da Diretoria Jurídica, Governança e Compliance, porém faz parte do consolidado de toda a alta administração. Para os próximos anos, o foco será fazer a mesma estratégia para metas de Compliance / Integridade, inclusive casadas com ESG.

100% da Cadeia de Valor de Alto Risco
Treinada em Integridade;

Desde 2017, com a criação do Programa de Compliance, a CBA vem evoluindo cada vez mais nas melhores práticas de integridade, buscando dar mais segurança aos nossos empregados e empregadas, fornecedores, clientes e parceiros de negócios.

O trabalho realizado nesse programa dá sustentação à alavanca Ética e Compliance da Estratégia ESG da Companhia e ajuda na evolução das questões de governança e no objetivo de alcançar, até 2030, média 4 do máximo de 5 pontos no Programa de Compliance auditado por terceira parte.

A atuação íntegra zebra bets é pautada pelo Código de Conduta CBA, Política Anticorrupção, Cartilha de Compliance, Manual Concorrencial e pelos Padrões Gerenciais sobre Doações e Patrocínios e Relacionamento com o Setor Público.

A CBA zela pelo cumprimento das normas e dos regulamentos internos e externos e, por isso, aplica o mais alto padrão ético em suas atividades.

O pilar de prevenção à corrupção do Programa de Compliance contempla ações que visam auxiliar na identificação de situações que expõem a CBA a risco de corrupção e determinam controles a fim de sanar esses riscos.

A política anticorrupção, inclusive, estabelece diretrizes para a atuação e a conduta de empregados, administradores e terceiros perante órgãos públicos nacionais e internacionais na condução de seus trabalhos em nome zebra bets , englobando temas como presentes e brindes, contratação de terceiros e pagamentos facilitadores.

Olhando para a cadeia de valor, a CBA também possui um Código de Conduta específico para fornecedores, divulgado em 2022.

Abaixo estamos disponibilizando para consulta de todos e todas dados sobre as melhores práticas de integridade aplicados a nossa cadeia de valor:

Desde 2018, todos os
contratos zebra bets
possuem Cláusulas de
Compliance

100% de Transparência da Estrutura de Compliance e Governança;

Fazer o que é certo. Assim é a CBA, que sempre buscou orientar sua atuação pelos mais altos padrões de governança corporativa. Neste sentido, a Companhia conta com uma estrutura de reporte e estabelecimento de diretrizes para a área de Compliance e Governança.

A área de Compliance possui uma estrutura própria, com reporte ao Diretor de Jurídico, Compliance e Governança, além de um reporte direto ao Comitê de Auditoria Estatutária, composto por membros 100% independentes.

O organograma da área encontra-se divulgado no nosso
Relatório Anual e Manual de Governança.
Abaixo você também pode conferi-lo:

100% de Transparência sobre
Canais de Denúncias.

A CBA conta com um canal oficial para relato de qualquer conduta que viole os princípios e diretrizes do Código de Conduta e que não estejam em conformidade com o jeito da #NossaCBA em fazer o que é certo.

A Linha Ética é um meio íntegro e transparente para tratar as denúncias e dúvidas de todos os nossos stakeholders: empregados e empregadas, comunidade, fornecedores, clientes e parceiros de negócios. Todos os relatos são tratados de forma segura e imparcial, garantido a todos a não retaliação!

O Canal garante total confidencialidade das informações e da identidade das partes, caso escolham não se identificar.

Se ligue: A linha ética zebra bets é 24 horas e seu número mudou, anote aí: 0800 300 4535.

Cômite de Conduta

O Comitê de Conduta, órgão responsável pela análise e aplicação de gestão de consequência sobre as denúncias realizadas na Linha Ética, possui um grupo completo de profissionais que debatem cada caso no detalhe, buscando sempre a decisão mais ética e justa.

Dados e indicadores

Abaixo damos transparência sobre o que o canal Linha Ética recebeu de relatos durantes os seis primeiros meses do ano.

Esses indicadores garantem que tudo que passa pela Linha Ética é devidamente tratado, buscando sempre garantir uma CBA mais integra e justa para todos!