Não há como falar de sustentabilidade na cadeia do alumínio sem mencionar a reciclagem. É por meio dela que aspiramos reduzir ainda mais nossas emissões de gases do efeito estufa e, portanto, ampliar nosso volume de produção de alumínio de baixo carbono. Esse movimento contribui também para os objetivos de sustentabilidade de nossos clientes e parceiros, e, coletivamente, temos o papel de inspirar e gerar contribuições positivas para a sociedade e o meio ambiente.
Reciclar é mais que reusar. É repensar como queremos o mundo daqui para a frente. Por isso, a CBA reafirma o seu mandato de oferta de alumínio de baixo carbono por meio da nova Linha de Tratamento de Sucata na Metalex, e do primeiro Centro de Reciclagem zebra bets
.
Linha de Tratamento de Sucata
Com capacidade para processar 100 mil toneladas de sucata por ano, a nova linha de tratamento possui tecnologia que elimina contaminações de ferro, borracha, plástico, madeira e resíduos de construção civil, ampliando de 60% para até 80% o consumo de sucata no mix de produção. Com essa nova linha de separação, conseguiremos processar diferentes tipos de sucatas, proporcionando maior flexibilidade no processo.
Centro de Reciclagem
O primeiro centro de Reciclagem zebra bets
poderá comprar, receber, separar e processar sucatas que abastecerão nossas plantas industriais. O objetivo é ampliar nossa capacidade de captação de sucatas, gerar impacto positivo socioambiental e contribuir para o fortalecimento dos negócios inclusivos.
A CBA utiliza sucata nos seus processos de fundição. Além das unidades específicas de reciclagem - Metalex e Alux - as Unidades de Alumínio e Itapissuma também realizam esse processo. Na fábrica Alumínio, a capacidade produtiva de reciclagem é de 162 mil toneladas por ano.
No geral, a CBA possui a diretriz de consumir mais sucata na composição de seus produtos, contribuindo para a redução das emissões e gases de efeito estufa, além da utilização eficiente de recursos com a reciclagem de materiais.
Por meio da Metalex e da aquisição da Alux do Brasil, a CBA reafirma a sua estratégia e foco em reciclagem. Dessa forma, o alumínio, com sua infinita reciclabilidade, é usado e reutilizado para fabricar produtos que abastecerão a sociedade. É a economia circular aplicada na prática.
A CBA utiliza sucata em seus processos de fundição. A Metalex é a unidade dedicada à reciclagem, mas as Unidades Itapissuma e Alumínio também realizam esse processo. Em 2022, a aquisição da Alux do Brasil ampliará a capacidade de reciclagem de sucata pós-consumo. Já com o projeto ReAl, a Companhia passará a reciclar embalagens flexíveis e cartonadas por meio de um processo químico inovador.
Confira outras ações de destaque zebra bets relacionadas à reciclagem: